Poucas lojas do comércio de Santa Maria vivem o clima de Copa

Gilson Alves

Poucas lojas do comércio de Santa Maria vivem o clima de Copa

Padaria no Centro é um dos raros estabelecimentos decorados em verde e amarelo. Foto: Eduardo Ramos

A Copa do Mundo é o maior evento esportivo do planeta. Comparável somente aos Jogos Olímpicos, é uma competição realizada de quatro em quatro anos, onde a maioria dos países, literalmente, para. Seja para ver os jogos de suas seleções nacionais ou simplesmente para observar craques mundiais que carregam a responsabilidade de serem astros do esporte mais popular que existe.

Pela primeira vez na história, uma Copa do Mundo será disputada no final do ano. Isso porque o país-sede, o Catar, registra altas temperaturas na metade do ano. Algo que pode ocorrer, também nesta reta derradeira da temporada, mas com menos intensidade.

Uma Copa do Mundo impacta em diversas áreas de sociedade. Por exemplo, na parte econômica. Tudo que é relacionado as cores brasileiras, geralmente, vende mais na época da Copa. Entretanto, em 2022, parece que o apelo pela competição ainda não decolou, pelo menos em nossa cidade.

Em Santa Maria, a Copa em um momento do ano atípico pode interferir em relação às festas de fim de ano, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Márcio Rabelo.– A Copa do Mundo nessa época do ano afetará as vendas em datas já consolidadas normalmente no varejo nacional, como a Black Friday e o Natal, tendo em vista que as demandas por produtos específicos relacionados ao torneio forçarão os consumidores a fatiarem o seu orçamento, dinamizando as suas decisões de compras entre as opções de ofertas de cada campanha – afirma Rabelo.

O Sindilojas Região Centro explica que durante os jogos da Copa do Mundo, principalmente os da seleção brasileira, os horários serão facultativos, cabendo a cada estabelecimento negociar de que forma os funcionários irão acompanhar.

Por mais que, por enquanto, os comerciantes não tenham se empolgado, durante o período de Copa, muitos estabelecimentos comerciais capricham na decoração com as cores da bandeira do Brasil e também em criar eventos na hora das partidas da Seleção.

Entre as opções para assistir os confrontos da Seleção estão as praças de alimentação dos shoppings da cidade: Praça Nova e Royal Plaza. Algumas quadras de esportes também se mobilizam para fazerem eventos em dias de jogos do Brasil, como o Pelea Deportes Y Bar, que fica na Rua Duque de Caxias.– Brasil, verão, Copa do Mundo, tinha que ser assim. É nossa obrigação receber a torcida brasileira com um ambiente que empurre a nossa Seleção para o hexa – comenta Mateus Prestes, sócio-proprietário do Pelea. (Colaborou José Quintana Jr.)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Banrisul abre concurso público para 824 vagas Anterior

Banrisul abre concurso público para 824 vagas

Mais de 120 canteiros estão adotados na cidade pelo programa Santa Maria de Todos Nós Próximo

Mais de 120 canteiros estão adotados na cidade pelo programa Santa Maria de Todos Nós

Geral